Dormir é vida: Descubra como é possível ter uma ótima noite de sono

 

Saiba mais sobre a importância de dormir bem!

Ter uma ótima noite de sono é essencial para o nosso bem-estar. Isso porque, dormir bem faz com que as energias sejam renovadas e o corpo e a mente descansem, recuperando os órgãos vitais dos desgastes ao longo do dia.

Dormir bem está ligado com a boa saúde, já que noites mal dormidas estão diretamente relacionadas a problemas como irritabilidade, ansiedade, cansaço e sonolência durante o dia.

Além disso, em longo prazo, as noites mal dormidas constantes se relacionam com problemas de saúde sérios, como falhas de memória, dificuldade para emagrecer, depressão, hipertensão, problemas cardíacos e etc. Em casos mais graves, é preciso até mesmo entrar com o uso de medicamentos para combater a insônia.

O aconselhado por especialistas em saúde é dormir por noite uma média de 7 a 8 horas. Entretanto, essa quantidade de horas pode variar de pessoa para pessoa, pois dormir bem está mais relacionado à qualidade do sono do que com a quantidade de horas dormidas.

Para quem deseja colocar o sono em dia e ter uma melhor qualidade, confira 10 dicas para ter uma ótima noite de sono:

1. Mantenha uma rotina de sono

É muito importante criar um ritual para a hora de dormir. Tente ir para a cama na mesma hora todas as noites, inclusive nos finais de semana. Dessa forma, o seu corpo irá se acostumar com essa rotina e dificilmente você irá perder o sono.

Caso você esteja deitado sem dormir por mais de 30 minutos, o melhor a fazer é levantar e fazer uma atividade relaxante, como meditação, ouvir música ou ler.

2. Escolhas os alimentos certos

À noite, evite comer muito ou comer alimentos pesados que possam dificultar o sono. Opte por coisas leves, como sopas, frutas e chás calmantes.

O ideal também é evitar ingerir cafeína, nicotina e álcool pelo menos quatro horas antes de dormir, já que essas substâncias tendem a deixar as pessoas em estado de alerta.

3. Faça exercícios físicos na hora certa

Exercícios físicos são ótimos para liberar serotonina, que é um neurotransmissor relacionado à sensação de bem-estar, e relaxamento do corpo, o que facilita uma boa noite de sono.

Entretanto, as atividades físicas devem ser praticadas pelo menos três horas antes de dormir, sempre antes do jantar.

Quando praticamos exercício, a temperatura do corpo aumenta. A temperatura corporal também facilita para a regulação do sono, tendo em vista que quando ela cai, ficamos mais relaxados e sonolentos.

4. Deixe o celular e aparelhos eletrônicos de lado

Ir para a cama com o celular na mão frequentemente é sinônimo de perda de sono.

Por isso, antes de dormir, esqueça o celular e as redes sociais. O mesmo vale para assistir TV na cama, que faz com que o sono seja perdido ou com que a mente não consiga descansar.

Isso se explica, pois os televisores, smartphones e tablets emitem uma luz azul que inibem a produção natural de melatonina, que é um hormônio produzido pelo cérebro durante a noite que ajuda a pegar no sono, fazendo com que o corpo fique desperto.

5. Tome um banho morno

Um banho morno ajuda a relaxar antes de dormir, já que na parte da noite a temperatura do corpo cai e o banho estimula a liberação de serotonina, que regula a primeira fase do sono.

6. Controle a luz e o barulho

O escuro e o silêncio certamente farão com que seu corpo descanse mais rapidamente e o sono venha logo.

A melatonina, que é um dos hormônios ligados ao sono, é produzida em maior quantidade quando estamos em um ambiente escuro.

As cortinas são ótimas aliadas para evitar que luzes exteriores entrem no quarto e dificultem o sono, bem como acessórios como máscaras tapa olho.

O ambiente de dormir afeta consideravelmente a qualidade do sono. Por isso, é preciso está atento se a cama e os travesseiros também estão confortáveis.

7. Bebidas que ajudam a dormir

Chás de ervas calmantes como camomila, cidreira e erva doce são aliadas para o relaxamento.

O leite morno adoçado com mel também facilita o sono, pois contém triptofano, que é um aminoácido precursor da serotonina.

8. Evite brigas no quarto

Mantenha seu quarto como um ambiente sagrado e evite qualquer tipo de brigas, estresse e discussões.

Em uma situação tensa, há o aumento das catecolaminas no corpo, que é um composto responsável pelo nível de atenção e excitação, que fará com que você fique remoendo o assunto e dificultará para que seu cérebro relaxe e o sono ocorra de forma tranquila.

9. Perfume o ambiente

Fragrâncias como essência de lavanda e camomila ajudam a relaxar e provocam o sono com maior facilidade.

Manter o quarto perfumado faz com que o ambiente fique confortável e convidativo ao sono.

10. Escolha um pijama confortável para dormir

O pijama que você vai dormir é extremamente importante para uma boa noite de sono.

O ideal é escolher um pijama confortável que esteja de acordo com o clima da noite.                                                                                                      

Nas noites mais quentes, a preferência deve ser por pijamas curtos e short dolls e nas noites mais frias, pijamas longos irão lhe deixar mais aconchego.